terça-feira, 5 de outubro de 2010

Temos aquilo que merecemos?

E o Tiririca foi eleito

E o que era para ser apenas uma brincadeira (até de bom gosto dependendo da circunstância) acabou virando realidade. Um palhaço foi o candidato mais votado para o cargo de deputado federal. Não desmerecendo a profissão de palhaço, já que no quesito risada, são eles que nos fazem lembrar a época de criança, momento em que (de novo) somos libertos e voltamos a ter brilho nos olhos. E não que ela seja pior que muitos dos que foram eleitos. Infelizmente, se colocarmos tudo na balança, encontraremos coisas piores. Mas o fato é que muitas pessoas fizeram essa escolha com a desculpa de estarem dando "um voto de protesto". É realmente sabemos protestar.
Protestamos contra a destruição do planeta... e jogamos papel na rua.
Protestamos contra a desigualdade... mas queremos sempre tirar vantagem em tudo.
Protestamos contra a discriminação... mas sempre olhamos diferentemente o outro.
Protestamos contra a fome... e desperdiçamos comida, bebida...
Protestamos contra a miséria... e compramos o que está na moda, independente do preço.
Protestamos contra o analfabetismo... e não temos a mínima paciência de ensinar nem nossos filhos.
Protestamos contra a corrupção... mas somos corruptíveis nas menores coisas, a única diferença é o montante.
Protestamos contra tudo e contra todos... não contra nossos próprios atos.
Protestamos contra o governo... e escolhemos como nosso verdadeiro representante uma pessoa que não tinha proposta, diretriz, plataforma, nada. Tinha sim um bordão: "Vote no Tiririca, pior que está não fica" ou "O que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto".
Não adianta em nada se indignar pela corrupção, pela destruição do planeta, pela miséria, aliás, por nada. Merecemos isso na medida em que somos miseráveis de coração. Pobres em consciência. Discriminadores do diferente. Corruptos contra os verdadeiros princípios.
Se ao votar como protesto você pensou que a urna era uma latrina, onde poderia deixar toda a titica (olha o trocadilho com o infeliz) que há em você, não se esqueça: são quatro longos anos sem poder dar descarga. São quatro longos anos onde terás que tampar o nariz para a sujeira que vem de você.
Não, eu não espero que o Congresso faça algo, que prove que o Tiririca é analfabeto e por isso não pode assumir sua cadeira. Não... ele foi ELEITO e é a imagem e semelhança de mais um de milhão de eleitores, assim como tantos outros que já ocupam as cadeiras do Congresso há tempos. Infelizmente, esse é o triste retrato de nossa sociedade.
Temos aquilo que merecemos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário