terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Leitura Compartilhada - Início das Atividades

No último dia 27 de agosto, os alunos do Cursinho Comunitário de Colina receberam os livros adquiridos pela entidade para início do Projeto. Ficou acertado que para esta semana os alunos fariam a leitura da apresentação e capítulos 1 e 2.
Um dos principais objetivos do Projeto é acabar com a idéia de que ler um livro é algo chato e entediante. Hoje sabemos que os jovens as vezes não se interessam pela leitura, preferindo sempre outras formas de entretenimento. Acontece que o livro é um fonte inesgotável de sabedoria e conhecimentos. Um dos motivos dos alunos não gostarem da leitura é o fato de que na Escola, a leitura algo que é imposto de maneira sólida, sem vínculos com a aprendizagem efetiva. Os professores passam o livro a ser lido e marcam o dia da prova. Se o aluno gostou ou não (e se não, por que não gostou) não faz sentido e nem há um trabalho mais apurado sobre o conteúdo do livro e as mensagens que ele traz. Assim, se a primeira experiência do aluno com a leitura não o estimulou, este sempre vai encontrar dificuldades em ver o livro como algo importante.
Para estimular a leitura é importante que os alunos trabalhem os conteúdos do livro de forma que isto faça sentido. Dessa forma fazem um paralelo com a sociedade atual, discutem tendências do passado, observam com mais interesse o papel das personagens e acabam por se encantando com a leitura.
Ou ler não é algo fantástico???
Na próxima semana as análises terão início. Se você se interessou pelo projeto pode enviar sugestões através deste blog. Participe a ajude a enriquecer este espaço.

domingo, 15 de agosto de 2010

Projeto Leitura Compartilhada

Esta semana os alunos do Cursinho Comunitário de Colina aceitaram uma proposta minha e decidiram fazer parte do projeto "Leitura Compartilhada". O projeto consiste na escolha e leitura de um livro, de maneira diferenciada. A cada semana, os alunos lerão um capítulo ou mais, e na sexta-feira, durante a aula, o trecho lido será trabalhado em várias dimensões. As principais dimensões são: personagem, redação, link com a atualidade, mensagem oculta ou explícita e ligação temporal.
Depois da sugestão de uma lista, o livro escolhido para começar o projeto foi "O Guia do Mochileiro da Galáxias", do britânico Douglas Adams.
O livro foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo e até hoje é uma referência quase que unânime quando o assunto é ficção científica e sátira inteligente.

Após as aulas, o extrato das discussões será postado em nosso blog.