segunda-feira, 12 de março de 2012

O dom da leitura

O bom entendimento de um texto requer uma leitura que seja direta e alcance os objetivos iniciais que o leitor traçou quando iniciou esta tarefa. "Entender", segundo o dicionário “Michaelis”, em sua edição eletrônica, significa “1. Ter idéia clara de; compreender, perceber. 2. Ser hábil, perito ou prático em. 3. Crer, pensar. 4. Interpretar, julgar. 5. Ouvir, perceber. 6. Ter prática ou teoria. S. m. Juízo, opinião”. Dentro desta perspectiva, a leitura se torna algo ainda maior quando o texto explicita algum conceito, idéia, opinião, abstração, parecer, fundamento, etc., que se queira, em tese, ser conhecido e entendido por aquele que tem contato com os escritos.

Diante do desafio que é, efetivamente, entender aquilo que se lê, surge a preocupação em se procurar uma estratégia que se torne eficaz no sentido de fazer com que o leitor consiga, de maneira objetiva e clara, alcançar seu intento. Quando se fala em texto de origem acadêmica então, a tarefa é dobrada. Para tanto, o texto deve ser entendido, primeiramente, como parte de um grupo em específico, o que facilita a escolha da melhor alternativa para seu enfrentamento, pois se lê um texto de um gibi, por exemplo, diferentemente de como se lê um texto de uma bula de remédio ou de um editorial de jornal. Cada texto tem algumas peculiaridades que são importantes e devem ser observadas pelo leitor para que não haja surpresas quando da leitura.

Quando sabemos, através do título, da sinopse, das críticas, do sumário, etc., qual o conteúdo que o texto aborda, temos uma previsão daquilo que a leitura pode trazer, essa é a primeira estratégia que o leitor deve utilizar. De posse deste pré-conhecimento, e confrontando com aquilo que já conhecemos sobre o assunto, podemos utilizar ainda outras duas estratégias.

- A da leitura rápida, quando o leitor busca ver o texto de maneira acelerada e ampla, pinçando em suas linhas as informações principais e os grandes temas que ele aborda como forma de entendê-lo como um todo. Como exemplo a leitura de uma matéria jornalística normal.

- A da visualização da informação, quando, de posse do pré-conhecimento do tema, o leitor busca no texto informações específicas sobre o que está procurando. Como exemplo os efeitos colaterais de determinado remédio indicados em sua bula.

            Todas as estratégias descritas são utilizadas quase que mecanicamente, conforme se aprimora seu emprego e são cada vez mais aperfeiçoadas quando o leitor tem o hábito presente da leitura. O conhecimento que a leitura transmite é algo que dá a segurança para que o leitor vença o desafio de entender determinado texto e de se utilizar, com maestria, das expressões bem construídas e da gramática correta que quando se fala ou se produz seu próprio texto. Essa segurança é o indicativo não só de uma boa leitura e produção de texto, é também algo que dá ao seu possuidor a capacidade de pensar e articular melhor seus conhecimentos e de nunca ser lesado pela ignorância.

Anderson Mendes Fachina

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